Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, junho 12, 2007

ACT Porque não apoio a lista candidata ao Sindicato

De amanhã a oito dias há eleições no Sindicato dos Jornalistas.
Para surpresa minha, Alfredo Maia recandidata-se e com ele a globalidade da equipa anterior. Por aquilo que se lê no sítio do Sindicato, é lista única.
E digo que é com surpresa, porque penso que fazia sentido alguma renovação*.
Nestes mandatos de Alfredo Maia acentuou-se o divórcio entre sindicato e novos jornalistas (empiricamente, parece-me que há cada vez menos sindicalizados), fragilizou-se a imagem de independência do Sindicato (de que a «adesão» a esta última greve foi um sinal) e parece-me que temos um Sindicato menos preparado para as novas realidades do jornalismo (provocadas genericamente pela digitalização).

Não há, como penso que ele sabe, qualquer apreciação pessoal, nas minhas palavras, ao presidente da Direcção do Sindicato, mas penso que, também aqui, a limitação do número de mandatos, a dois, seria desejável.


* dos 31 nomes propostos para Assembleia Geral e Direcção (efectivos e suplentes), jornalistas abaixo do nº 1000: 9; jornalistas acima do nº 5000: 1 (não é acima do nº 9000)

PS - Com Maia recandidata-se a um dos lugares de Direcção uma jornalista do Avante. Imagino que não haja muito mais pessoas preocupadas com isto, mas volto ao assunto, tal como nas últimas eleições. Quem trabalha no Avante (ou no Povo Livre ou no Acção Socialista) não pode ser jornalista.

ACT a 13/06/07: Alfredo Maia corrige, contesta e comenta... nos comentários. E, sim, votarei, como sempre.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.