Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, julho 07, 2006

ACT Nem podia ser de outra maneira...

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

ACT Como uma grande notícia passa ao lado...

Esta manhã, ao acordar, os portugueses tinham duas notícias relevantes nos noticiários das rádios nacionais: os milhões que o fisco deixou de cobrar e o adeus de Scolari (exclusivo do Record). Às oito, nomeadamente, esta notícia não teve grande destaque. Depois, às nove, tive o cuidado de varrer com atenção os noticiários da TSF, Antena 1 e RR, tal como os noticiários desportivos seguintes. E com excepção da Renascença (Bola Branca das 9h32), o assunto não mereceu o devido destaque (na RR, o representante de Scolari fazia uma espécie de desmentido).

A menos que eu esteja muito confuso, e não perceba nada disto, neste contexto de actualidade, a saída de Scolari, depois de tantas juras de amor eterno, é notícia de primeira página em qualquer noticiário. Mas, estranhamente, não lhe foi dada uma importância proporcional. Nem de perto nem de longe.

Pensei em algumas explicações e só encontrei uma: os jornalistas com responsabilidade de edição esta manhã na RR, TSF e ANtena 1 acharam que a notícia não tinha credibilidade.

Pois, se foi assim, acho que fizeram muito mal.
Primeiro, a notícia está escrita de forma inequívocafará amanhã o seu jogo de despedida»; «deverá dizer que vai abdicar de continuar»; «a decisão estará tomada») e apresenta vários argumentos que - vou arriscar - só podiam ter sido dados por Scolari ou por alguém, por ele;
Segundo, a notícia é manchete do Record. Nenhum jornal arriscaria fazer uma manchete como desta, neste contexto, se não tivesse a certeza (isto é, se a certeza não lhe tivesse sido dada...);
Terceiro, e mais importante: a notícia foi escrita por José Carlos Freitas. Não estamos a falar de um jornalista qualquer da redacção do Record, mas do jornalista mais bem informado sobre a selecção nacional de futebol, antigo assessor de imprensa da Federação. Lembram-se quando a lista dos convocados para o Mundial foi divulgada três ou quatro dias antes em exclusivo pelo Record? Foi José Carlos Freitas quem assinou. E acertou em cheio.
É preciso dizer mais alguma coisa?

ACT: «Desminto categoricamente essa notícia» disse há algumas horas Gilberto Madail. Mas Madail não pode desmentir uma notícia da qual nada sabe. Quando muito pode desmentir que haja uma reunião entre ambos na terça. Por isso me parecem mais acertadas as noticias do Mais Futebol ou do próprio Record (curiosamente muito iguais), no sentido em que o jornalista não é o mesmo que retransmitir o que é dito. Jornalista é avaliar, interpretar, seleccionar, contar. Se fosse apenas para retransmitir não era preciso... jornalistas!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.