Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, junho 30, 2005

A CAPITAL antes e depois de Luís Osório

Luís Osório escreve, na edição de hoje, o seu último editorial como director (o mesmo acontece com Rogério Rodrigues). É o fim de um ciclo que começou a 15 de Setembro, quando foi anunciada a metamorfose que pretendia colocar o diário no grupo dos jornais “de referência” (a direcção entrou uns meses antes, mas para preparar esta mudança).
Foi um processo que acompanhei de perto, como se pode ver por este conjunto de textos*.
Quase um ano depois, A Capital está melhor?
Globalmente sim
, se o termo de comparação for A Capital antes de Luís Osório.
Em quê? Luis Osório, na despedida, diz que “Saio com a convicção de que demos o melhor de nós próprios ao projecto, que estimulámos as pessoas para uma aventura em que não acreditavam ao princípio, que modernizámos o jornal, que lhe demos uma outra organização, que aumentámos as vendas, o que não acontecia há longos anos, e, sobretudo, que contribuímos para um acréscimo de notoriedade e capacidade de influência.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

A CAPITAL – Do sensacionalismo...

Eu, até por falta de informação (sobretudo interna) não faço o mesmo balanço. Algumas notas:
- A Capital conseguiu uma agenda própria (o que não é fácil com tão poucos meios), mas muitas vezes demasiado alternativa (oito páginas sobre José Castelo-Branco!) ou basicamente à custa de ser diferente (contra Bush nas últimas eleições norte-americanas);
- A Capital conseguiu alguma opinião com mais-valia (Daniel Sampaio, Luis Filipe Borges, por exemplo), mas banalizou-a, por excesso de textos – muitos dos que opinavam, sobretudo os mais jovens, do quadro redactorial, (compreensivelmente) não tinham nada de relevante para nos contar;
- Conjugando falta de meios com a necessidade de ter uma agenda própria (um alinhamento noticioso alternativo), o resultado foi – muitas vezes – o sensacionalismo (títulos inchados quando comparados com os textos e os factos);
- Muitas vezes as manchetes ou os destaques eram notícias já antigas, recuperadas pelo próprio jornal sem um critério válido (dois dias depois de ter sido noticiado que o PS não se fizera representar no congresso da UGT, A Capital noticiava “PS não marcou presença no congresso da UGT); outras resultaram de pura intriga política, baseada em fontes anónimas (lembro-me de “Santana Lopes teme ser traído por Morais Sarmento mas receia retirá-lo do Governo”!)
Tudo negativo?
Não! O jornal ganhou notoriedade, conseguiu algumas manchetes de grande impacto (a saída de Carvalhas, por exemplo), ouviu novos protagonistas, permitiu a reflexão e, como um dia escreveu Luis Osório, conseguiu fazer um jornal sem depender da Lusa. E fez edições de extraordinária qualidade, como a de 24/12.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

A CAPITAL – Osório, o próximo director do…

Insisto: Luis Osório deixou uma herança globalmente positiva no jornal, mas o mais importante parece-me ser outra coisa: se com 40 jornalistas, muitos deles jovens, conseguiu uma mudança significativa, com outros meios…

* concluo, com muitos meses de atraso, a promessa de fechar o estudo do caso.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

(act) Milagre de Fátima?

É da France Press e acaba de sair:

AFP 4 - 30-06-2005 11:42:00 - Pape-oecumenisme
Le pape "déterminé" à poursuivre l'unité des chrétiens
CITE DU VATICAN, 30 juin 2005 (AFP) - Jean Paul II a confirmé jeudi sa "ferme détermination" à poursuivre l'unité des chrétiens, en s'adressant à une délégation de métropolites représentant le patriarche orthodoxe de Constantinople, Bartholomée 1er.
Le pape a remercié ce dernier pour ses efforts en vue d'une reprise des travaux de la commission mixte internationale catholique-orthodoxe chargée du dialogue théologique entre les deux Eglises (...)
La délégation orthodoxe, conduite par le métropolite Ioannis Zizioulas de Pergame, a assisté mercredi à une messe célébrée par Benoît XVI dans la basilique Saint-Pierre à l'occasion de la fête des saints Pierre et Paul.
bb/nm/lmt"


Nota: esta notícia passou por três jornalistas (bb/nm/lmt) e todos acreditam que João Paulo II está vivo! Duas horas depois a correcção ainda não foi feita!

PS - está em francês, porque não havia alternativa...

Act a 1/7: a notícia foi corrigida às 14h57: "Priére de lire au premier para de notre dépêche Le pape Benoît XVI et non Jean Paul II..."
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.