Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, janeiro 24, 2005

(jc7) Revistas de cá e de lá

Aproveitando uma recente viagem de avião, pude confrontar as duas principais revistas de actualidades brasileiras, Veja e IstoÉ, com as duas portuguesas, Visão e Sábado (todas relativas à semana passada).
Algumas conclusões são interessantes:
- A Veja tem sete páginas de opinião, a IstoÉ uma; A Visão 12, a Sábado 13!
- A Veja tem 70 páginas de texto (e 45 de publicidade, já agora...) e a IstoÉ 71; as portuguesas bastante mais: sem contar com os suplementos de sugestões no interior, são 96 páginas de texto na Sábado e 88 na Visão;
Este último dado é relevante porque mostra como as brasileiras se dispersam menos e se concentram mais naquilo que é importante.
Outras diferenças:
- mais espaço nas brasileiras às cartas dos leitores;
- muita atenção às secções de sociedade/ciência, com matérias muito actuais (mérito dos seus correspondentes em Nova Iorque ou Paris);
- muita reportagem (ou seja, nos sítios onde as coisas acontecem) e menos telefone;
Em resumo: as duas revistas portuguesas não ficam muito atrás em termos qualitativos, mas a Veja é mais atractiva. Porquê? Equilibra melhor a opinião com reportagens de grande interesse, perde-se menos em miudezas e alguma "tralha", que abunda sobretudo na Sábado, e consegue desenvolver assuntos de elevado impacto ainda não explorados pela concorrência (a Visão tem trazido demasiados artidos de "contexto", aqueles que se limitam a juntar toda a informação disponível que saiu sobre determinado assunto na comunicação social).

Actualização a 1/2/05: A Sábado desta semana republica o texto principal da Veja em questão (um teste para medir a vida sexual), devidamente creditado...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Um grande desafio para Sócrates!

Vale tudo numa campanha eleitoral?
Nos últimos dias tem sido possível ver como, de uma forma mais ou menos velada, têm sido lançadas insinuações sobre as opções sexuais do secretário-geral do PS.
O que fará Sócrates?
Apenas o silêncio?
Deixará crescer o rumor (de propósito não disse boato - pura e simplesmente não sei nem me interessam as opções sexuais dele ou de qualquer outro cidadão) ou tentará travá-lo?
Eis um grande desafio, à altura do seu conselheiro nesta campanha, Luis Paixão Martins.
Mas acho que se nada for feito o rumor vai ter um efeito bola de neve e Sócrates vai perder muitos votos com isso. Ou estou enganado...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Porque ouvimos mal (2)

Desenvolvimentos sobre um assunto abordado aqui:

"O tempo de reacção do olho é muito curto e o seu campo de atenção - em termos de duração - quase ilimitado. O ouvido leva dez vezes mais tempo a «abrir-se» e cansa-se depressa. Quando o ritmo abranda, ele escapule-se ou adormece. Rompe-se o contacto entre a sensação e a percepção. Deixa de se ouvir. (...) o texto bem pode continuar, mas nós já descolámos, nós «já não estamos lá»; nos diálogos, um personagem que fale demasiado tempo faz-nos esquecer o seu interlocutor; uma cena em que os personagens se desvaneçam uns atrás dos outros transforma-se numa sequência de monólogos. A este primeiro fenómeno, que depende directamente da memória perceptiva, junta-se um outro a que poderíamos chamar entorpecimento ou polarização da percepção".
Schaeffer, Pierre, "O mito da Concha", in Lavoinne, Yves, "A Rádio", Vega, Lisboa, s/data, pág. 80
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Aplauso

O programa eleitoral do PS prevê, para a RDP e RTP, um provedor ou provedores dos ouvintes e dos telespectadores. Só pode merecer um aplauso (como sabem os mais assíduos, desde o princípio deste blogue que essa é uma preocupação presente).
(via Jornalismo e Comunicação)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Coisas que fascinam (49)

"O Dali do Ave
[Ricardo Nascimento, jogador do Rio Ave] Não tem um bigode com caracóis como o célebre pintor Salvador Dali, mas enquadra-se na corrente surrealista pelas belas jogadas criativas que, volta e meia, saca do seu repertório".
in O Jogo de hoje!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.