Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, novembro 10, 2005

O jornalista duplicado...

Acabo de ver a gravação do Clube de Jornalistas de ontem e mesmo no final foi feito um comentário pelo João Alferes Gonçalves que me sugere este texto. Diz o João que uma das várias particularidades que distinguem o jornalismo dos blogues (a batedeira e o sumo; o artefacto e o conteúdo...) é o facto de, ao contrário do que acontece com o jornalismo, não haver entre os bloguistas uma separação deontológica de incompatibilidades tão evidente ("tratam de assuntos em que estão envolvidos").
O João referiu-se genericamente à esmagadora maioria dos casos, e até com alguma compreensão pela situação, mas eu, de alguma forma, enfiei a carapuça.
E gostaria de partilhar algumas ideias:
- no caso em apreço, sempre defendi que este blogue não faz jornalismo;
- até me esforcei por separar bem as águas, com aquele projecto de guia ético que tento seguir;
- mas há, obviamente, um problema, a partir do momento em que, sendo jornalista, escrevo sobre jornalismo: mesmo que nunca escrevesse sobre rádio, nos comentários poderiam aparecer referências à TSF (teria de tirar os comentários);
- escrevendo sobre rádio, e apesar de várias limitações de consciência e institucionais, obviamente que não posso ignorar, pela positiva ou pela negativa (o que pode criar outro tipo de problemas éticos, mas internos), a TSF - apesar de ser o sítio em que trabalho;
Tento ter consciência permanente da precaridade da situação; apesar disso irei mantê-la enquanto for razoável. Mas, já agora, nem este blogue faz jornalismo nem é o trabalhador da TSF que aqui escreve. Quem é então?
Talvez o seu duplicado???
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.