Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Se só tivesse três euros comprava o Expresso

Dez semanas depois:

- O Expresso é um jornal mais completo, mais agradável (bonito, mesmo); as suas principais falhas são a ligeireza no tratamento de alguns assuntos na primeira página, o excesso de opinião e alguma perda de protagonismo;

- O Sol é basicamente um jornal de notícias (notícias em primeira-mão, com bastante impacto, quase só notícias políticas ou esfera politico-administrativa); não gosto do excesso de pequenas e média notícias na segunda parte do caderno principal (a maior parte delas sem qualquer notícia), do grafismo e uso da cor e do excesso de opinião.

Ou seja, como confirma a análise comparada das dez últimas semanas, se só tivesse três euros comprava o Expresso.

E os leitores?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Expresso e Sol – empate no 10º combate (internet) (7-6)

A análise desta semana é sobre a internet (seja ao nível de conteúdos e facilidades na própria página seja na presença da internet na edição de papel). E, como dizia um leitor, uma vez que o Expresso tem o acesso da edição impressa reservada a assinantes, o Sol já ganhou. Vamos ver se é assim (desde já considero um ponto para o Sol por ter toda a sua edição aberta aos cibernautas); É que há outras questões a ter em conta:

- O Expresso tem mais funcionalidades multimédia do que o Sol (os podcasts, nomeadamente, apesar de algum desinvestimento recente, e o sons em mp3; a qualidade de som não é boa, mas é positivo);
- O Expresso tem conteúdos próprios na sua página (opinião ou Boa Cama/Boa Mesa); o Sol reapresenta os textos feitos para a edição em papel;
- Ambos têm blogues e foruns;
- O Expresso tem tradição em textos sobre a net na revista (saudades dos de Paulo Querido); o Sol traz meia página;
- Os jornalistas do Sol têm email na assinatura, excepto os artigos de opinião (só JAL); os do Expresso não (só os de opinião!)

Será correcto dizer que o Sol se destaca relativamente ao Expresso? Salvo melhor opinião, vou mais por um empate, mesmo com o senão dos conteúdos do Expresso fechados aos assinantes.

E assim chegámos ao fim, com a vitória do Expresso.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Eu não vi, mas um leitor escreve que...

«Desculpa usar este espaço mas não resisto a expressar como espectador a minha revolta pelo que acabo de ver no Diga Lá Excelência da 2: Jose´Manuel Fernades numa atitude deplorável transformou a entrevista ao presidente da ERC num frente-a-frente Público/ERC com uma tremenda falta de respeito pelo convidado e pela sua colega da RR (foi notória a incomodidade desta última!). Vergonha José Manuel! Vergonha!!!»

Foi mesmo assim?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.