Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, setembro 30, 2005

Em defesa do azul!

Não trabalhando eu num jornal (sem nenhum interesse directo ou indirecto a defender), acho que estou perfeitamente à vontade para dizer que – como director – teria aceite sem reservas aquela proposta da TMN de pintar o jornal de azul.
Mais, aceitaria idênticas propostas se – como aconteceu – elas deixarem clara uma separação entre “conteúdos jornalísticos e mensagem publicitária” (para usar a expressão do Sindicato dos Jornalistas). Aceito que se pense o contrário, que os jornais se venderam, mas não acho que isso retire credibilidade aos jornais.

Muito mais grave, na minha opinião – e sobre isso nunca ouvi o Sindicato – é a prática infelizmente comum de confundir marketing promocional dos jornais e “sinergias de grupo” com notícias – veja-se a última página do Público de hoje, em contraste flagrante com o que diz o novo livro de Estilo *.
Muito mais grave é publicar reportagens ou entrevistas pagas, dissimuladas de jornalismo ou dar uma dimensão jornalísticas a actividades do próprio jornal (auto-promoções) ou do grupo em que se insere.

Estes três exemplos – claríssimos – demonstram promiscuidade entre conteúdos jornalísticos e mensagem publicitária. Isto, sim, é enganar os leitores. Contra isto me bato há anos. Mas sobre isto não tenho lido nada.

PS1 – O Sindicato sabe que há vários jornais com a corda… nas mãos do accionista. O Sindicato não pode rejeitar este tipo de receitas e lamentar, depois, os despedimentos;
PS2 – A menos que, em cada um dos oito jornais, apenas a direcção aprove “o azul”, este é mais um caso que demonstra um divórcio entre o Sindicato e os seus associados. Isto merece ser melhor discutido!


* O conteúdo promovido, um disco original a propósito do Dia Mundial da Música, que o Público distribui gratuitamente, pode ser notícia. Mas na secção de cultura. Não na última página. Quando é que um disco, original, volta a ser notícia na última página do Público?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Palmas para a RR

Já ando há algum tempo para escrever este texto, mas por uma ou por outra razão foi sendo adiado.
Hoje, com a sondagem, voltou o pretexto.

E quero destacar a primazia que a RR conseguiu na parceria com a SIC e o Expresso. A rádio não só não é menorizada como dá os resultados das sondagens no seu horário nobre (a manhã). Depois, a SIC recupera às 20 (também dá de manhã na SIC Notícias, mas não é a mesma coisa) e o Expresso desenvolve no dia seguinte (não sei se com algum ângulo mais fresco, mas no essencial é a mesma coisa).

(como há sempre um copo meio cheio e outro meio vazio, poderia ver este mesmo facto pelo lado do Expresso, que me parece sair a perder da parceria. Mas vale a pena elogiar a Renascença, independentemente de saber quem paga mais ou menos)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.