Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, outubro 12, 2006

ACTx2 JMF e o jornalismo

O Público entende não partilhar com os seus leitores as mudanças que pensa efectuar, mas José Manuel Fernandes escreveu um editorial (no domingo passado) sobre o jornalismo.
Algumas ideias:
-«Tudo está a mudar no jornalismo»;
- «Para a imprensa escrita o tempo é mesmo de alteração radical do paradigma e do modelo de negócio»;
- «As oportunidades multiplicam-se, os riscos também»;
- «Um jornalismo independente cujas referências sejam conhecidas do público será sempre valorizado por quem procura informar-se, tão valorizado como incómodo e temido»;
- «se tudo muda, há que mudar depressa e, se possível, antecipar tendências»;
- «[os cidadãos] Querem questionar, querem testar, querem olhar de ângulos diferentes» [Rupert Murdoch]. Como satisfazê-los? Com independência. Qualidade. Pluralismo. Coragem. Capacidade de mudar. E aquilo de que sempre se fez o bom jornalismo: muito suor»

A propósito, a frase de Murdoch aplica-se ao próprio Público. Como a interpreta JMF, «os cidadãos passaram a querer controlar os media, não a ser controlados por eles»

ACT a 15/10/06: chamo a atenção para o comentário de JMF a este texto: «Tencionamos ir abrindo o véu gradualmente, e recolhendo reacções, mas tal como um novo modelo da Mercedes ou Fiat não é mostrado à concorrência meses antes de ser lançado, também há algumas ideias que teremos de manter ao nível da discussão interna até mais tarde. Estamos, afinal, num mercado aberto e competitivo. Por isso, recebemos sugestões e temos mecanismos para acolher as críticas» (excerto)

ACT a 16/10/06: do próprio Público de ontem: «O serviço público de televisão espanhola lançou um fórum na internet para recolher as sugestões dos telespectadores sobre o que deve ser o seu futuro». Nem mais!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.