Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Um caso exemplar para nos fazer pensar

Em meados deste mês chegou às redacções, via uma agência de comunicação, um press release dando conta de que o médico Pais Clemente tinha sido distinguido como uma das «mentes brilhantes do século XXI» por um Instituto Biográfico Americano, ou um dos homens do ano de 2006.

A Lusa, por exemplo, fez uma notícia quase decalcada desse press release e o impacto foi grande.

Ontem, a Sábado conta que o instituto em causa está a ser investigado por fraude («a Sábado sabe que várias personalidades portuguesas do sector da saúde receberam o mesmo convite, mas tendo tomado conhecimento da natureza da organização acabaram por não ponderar sequer a sua aceitação»), que o médico pagou pelo diploma («Pais Clemente recusa revelar quanto pagou pelo seu diploma e pela inserção do seu nome no livro que anualmente o IBA publica com o currículo dos laureados, só em 2005 foram eleitos 200 Homens do ANo em todo o mundo») e que contratou uma agência de comunicação para divulgar a notícia (esta parte parece-me normal).

Ou seja, mais um exemplo de como - por ignorância, ingenuidade, distracção ou mesmo incompetência - as fontes controlam cada vez mais o que se publica.

PS - Tudo o que escrevi antes também se aplica a mim; também recebi o press release e não o pus em causa quando o li.

(O texto do press release, para comparação: «O médico Manuel Pais Clemente é uma das 1000 personalidades mundiais cuja biografia estará no livro “Great Minds of the 21st Century” e o único português a integrar a secção especial – “Greatest Minds” – dedicada às “Mentes Mais Brilhantes”, deste século. A obra vai ser publicada este ano, pelo Instituto Biográfico Americano, “American Biographical Institute” (ABI), entidade que, desde 1967, é responsável pela edição e publicação de biografias de personalidades de todo o mundo.
“Great Minds of the 21st Century” é um dos livros mais populares nos Estados Unidos e um dos mais procurados, entre as maiores colecções livreiras do mundo. Esta obra é uma referência de pesquisa para investigadores, em bibliotecas nacionais, escolas e bibliotecas particulares. Inclui biografias de pessoas de diferentes países que se têm distinguido, em diversas áreas, pelas suas capacidades intelectuais, empreendorismo, capacidade de inovação e liderança, nas actividades que desenvolvem.
O nome de Manuel Pais Clemente que irá incluir a edição referente aos anos de 2005/2006, foi seleccionado pelo Conselho de Editores do ABI, a par de escritores, cientistas, intelectuais, filósofos, artistas, empresários, membros de governos e líderes de diversas organizações, a nível internacional.
A decisão do American Biographical Institute baseou-se nas recomendações do “Conselho de Pesquisas” do ABI, um painel internacional e multidisciplinar, constituído por 10 mil membros, residentes em 75 países.
A escolha de Pais Clemente para a edição de 2005/2006, do “Great Minds of the 21st Century” surge, após a sua recente distinção pelo mesmo instituto norte – americano, como uma das “Personalidades do Ano de 2006”.»)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.