Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, agosto 04, 2006

ACT Não acredito nestas audiências (e uma sugestão)

Sinceramente, não acredito nestas audiências - e não é a primeira vez que o digo.
Não é tanto a questão de se dizer que a rádio perdeu 300 mil ouvintes (estes números - basta comparar as notícias trimestrais - não valem nada), é sobretudo por não haver - e deveria, do meu ponto de vista, haver - correspondência entre o esforço de cobertura do Mundial de Futebol e as audiências deste trimestre.
O caso da Antena 1 é exemplar, mais do que a TSF ou, ainda menos, da Renascença.
A serem rigorosos, estes números demonstrariam, mais do que uma censura ao trabalho da Antena 1, um desinteresse dos ouvintes pelo que se passou no Mundial. E sabemos - pelo senso comum, pelas audiências das televisões e provavelmente pela venda dos jornais - que não foi assim.
A Antena 1 fez um esforço gigantesco (e com qualidade), que teria de ter algum reflexo nas audiências. Não teve. Ou melhor, teve, mas para baixo.
Mais uma vez insisto na ideia de que é precisa uma nova metodologia na análise das audiências de rádio, porque esta (a das entrevistas telefónicas feitas para casa dos hipotéticos ouvintes, com base na memória do dia anterior) já deu o que tinha a dar.
E deveria (poderia...) ser a RDP a dar o primeiro passo para um sistema novo de medição de audiências, um sistema sem intervenção humana, baseado num dos vários modelos que estão a surgir em vários países. Seria uma forma de marcar positivamente o sector radiofónico português.

ACT - Uma sugestão: pelo que se pode ler nos comentários, o assunto merece ser debatido. Nas redacções não há ninguém disponível para fazer um trabalho sobre a questão das audiências analógicas feitas pela Marktest?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.