Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, novembro 06, 2007

«O número de cursos de jornalismo enfraqueceu a profissão»

... quem o diz é Baptista Bastos no JdN de hoje.
O artigo não desenvolve a ideia, apenas que o jornalista «aponta o dedo à abertura de cursos de jornalismo 'avulsos' sem que o mercado tenha capacidade de absorver mais profissionais».
Ou seja, o jornalismo português está mais fraco porque existem muitos licenciados em jornalismo.

Curiosa maneira de ver as coisas: o meu fígado está pior porque há mais (marcas de) cervejas no mercado ou estou a gastar mais dinheiro em sapatos porque há muitos modelos novos!

Visto de outra maneira: o jornalismo não está pior por causa da concentração de meios, por causa da desregulação que se vive ou porque os empresários do sector apertam cada vez mais os custos da operação; não, está pior porque há muita gente que quer ser jornalista!

Não podia estar mais em desacordo - eu que também tirei a minha licenciatura 'avulsa' e dou aulas em cursos de jornalismo 'avulsos' há mais de 10 anos.

PS - Há demasiados cursos de jornalismo? Sim. Mas não é isso que contribui directamente para um jornalismo mais fraco; ele seria mais fraco, no contexto acima descrito, com ou sem excesso de licenciados. E teria, nesse último cenário, menos qualidade técnica.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.