Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sábado, dezembro 25, 2004

Jornalismo "Diário do Povo"

O que é que têm em comum Rui Rio e Pacheco Pereira?
Neste caso, uma concepção completamente alternativa daquela que os jornalistas (e não só, felizmente...) têm do jornalismo - a capacidade de, com honestidade, rigor, equidade e balizada em critérios o mais objectivos possíveis (é possível!), editar.
Provavelmente Rui Rio e Pacheco Pereira gostariam de um jornalismo tipo "Diário do Povo", em que a edição é feita de acordo com os interesses de quem manda.
No nosso, no Ocidente pelo menos, o papel do intermediário/editor - o jornalista - é fundamental (é esse, aliás, o poder - o único poder - do jornalista!)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Novidades da revista

que já não sai...
Lembram-se?
No seu blogue, o jornalista Frederico Duarte Carvalho, conta como é viver a experiência de morrer na praia...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

O cu e as calças...

Lê-se:
"Os árbitros da Associação de Futebol de Évora (...), detidos e constituídos arguidos na segunda fase da operação «Apito Dourado», exercem profissões relativamente modestas. Causou por isso surpresa a sua indiciação por corrupção passiva, relacionada com alegados favores sexuais de que terão beneficiado nas vésperas de apitarem o jogo FC Porto- Estrela da Amadora."
Ou seja, de acordo com esta notícia, o facto de terem "profissões relativamente modestas" resultaria em não poderem ser indiciados "por corrupção passiva"!
Além disso se o pagamento era com "favores sexuais", por que é que não poderiam (continuar a) ter "profissões relativamente modestas"?
Vejam agora como o contrário tinha lógica:
"Os árbitros da Associação de Futebol de Évora (...), detidos e constituídos arguidos na segunda fase da operação «Apito Dourado», exercem profissões muito bem remuneradas ou são empresários de sucesso. Causou por isso surpresa a sua indiciação por corrupção passiva, relacionada com alegados favores sexuais de que terão beneficiado nas vésperas de apitarem o jogo FC Porto- Estrela da Amadora."
(se têm dinheiro não precisariam que lhes pagassem os "favores sexuais"...)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Jornalismo, segredo e investigação

Interessante, por ser raro, o texto que os jornalistas do último O Independente entenderam partilhar com os leitores: de uma forma resumida contam como foi possível aceder aos documentos que suportaram a manchete da última edição.
Durante cinco meses, a administração pública foi negando os vários pedidos, com base em justificações bem curiosas. Até que - com a ajuda da CADA - chegaram finalmente!
Vale a pena ler aqui e aqui (enquanto as ligações não forem substituídas).
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Vem aí um novo congresso dos jornalistas

Faz parte das "promessas" da nova direcção do Sindicato dos Jornalistas, mas só agora, ao ler uma entrevista do novo presidente do Conselho Deontológico do Sindicato, Manuel Vilas-Boas, em O Independente de 23/12, é que tomei nota.
É, por aquilo que se percebe, uma aposta para o biénio, pelo que não tem data (apenas lema de partida, “Identidade Profissional do Jornalista”, que me parece bem oportuno). Fica o meu aplauso e o pedido para que a preparação seja o mais discutida possível - eu estou disponível.

(PS - Por falar na entrevista do presidente do Conselho Deontológico, achei interessante a disponibilidade de Manuel Vilas-Boas para discutir as vantagens deontológicas da criação de uma ordem... dos jornalistas. Vindo de dentro tem outro peso!)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.