Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

domingo, dezembro 03, 2006

Quanto valem os pedidos dos assessores

Quando Guterres se baralhou com os números do PIB só alguns órgãos de comunicação social o noticiaram - veio a saber-se depois que um assessor do então líder socialista telefonara para os jornalistas sensibilizando-os para que não difundissem o som ou - pior - as imagens. Alguns aceitaram.

Lembrei-me disto porque li na sexta-feira que foi o assessor de imprensa do CDS o responsável pela fuga de informação quanto à data do referendo. Ter-se-á enganado no envio de uma reacção de Ribeiro e Castro, feita antecipadamente, e quando percebeu ligou para os órgãos de comunicação social a pedir que esquecessem a notícia. Uns te-lo-ão feito, outros não (ainda que alguns destes argumentem que, quando o assessor ligou, já a notícia estava on line).

a) No primeiro e também no segundo caso não se trata de informação obtida por meios desleais; b) no primeiro, mas sobretudo no segundo caso, é evidente o seu interesse jornalístico; c) aceder ao pedido do assessor é, no primeiro caso, um péssimo serviço; no segundo não servir os leitores/ouvintes; d) muito mais quando há uma difusão colectiva da mesma informação.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.