Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, outubro 03, 2006

Discordo do provedor dos ouvintes

No último programa «Em nome do ouvinte» José Nuno Martins pronunciou-se sobre uma questão muito interessante: alguns ouvintes manifestaram-se contra a opção editorial da Antena 1 que deu, na semana passada, cobertura idêntica aos jogos do Benfica e do FC Porto na Liga dos Campeões.
Acontece que um dos jogos foi transmitido na RTP (o do Benfica) e outro na Sporttv (o do FC Porto) e, segundo esses ouvintes, a Antena 1 deveria ter feito o relato do FC Porto em Londres como complemento à transmissão da RTP.
Dizia um ouvinte que, não sendo assinante da Sport Tv e pretendendo saber do relato do FC Porto, queria que a Antena 1 lhe tivesse dado essa informação em detalhe.

Pois eu discordo completamente: porque isso é menorizar a rádio (teria de estar subordinada às opções da RTP, ainda por cima opções comerciais e financeiras) e porque a rádio se deve dirigir a todos os ouvintes (incluindo os do Benfica que não podem estar a ver televisão) e não apenas a alguns. Para mim isto é claro, mas para o provedor não: «JNM – A RTP 1 – como até os próprios Ouvintes reconhecem - é, notoriamente, no seio do mesmo Grupo empresarial do Serviço Público de Rádio e de Televisão, a Estação de Televisão “irmã” da Antena 1. Seria pois, de supor que, naturalmente, a Antena 1 não só encontraria uma janela de oportunidade junto de todos os adeptos do Futebol Clube do Porto que não tinham acesso ao sinal codificado da Sport TV, como dessa forma também poderia ter jogado, digamos, em equipa, com a sua congénere de Televisão, a favor do interesse dos Públicos. (...) Agradecendo a ambos os Ouvintes e aos outros que nos contactaram, só espero que – da próxima vez – os Profissionais de Rádio estejam, aqui dentro, mais atentos ao que se passa na Televisão. Ou esta Empresa não se chama Rádio e Televisão de Portugal ?»

PS - tarda uma análise definitiva do trabalho do provedor dos ouvintes. Mas há-de chegar...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.