Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, outubro 28, 2005

Macau/A. Costa: Uma história semi-pessoal (com blogues...)

A primeira página de O Independente de hoje suscita uma história que gostaria de partilhar: apesar de ter vivido pouco tempo em Macau, foi o suficiente para ter ouvido falar de um caso polémico que envolveu Alberto Costa; depois, já de regresso, soube mais alguns pormenores. Mas nunca se proporcionou - por falta de novidade ou actualidade - escrever.
A ocasião surgiu este ano: Costa foi o ministro enviado a Macau para representar Portugal no 10 de Junho e, com antecedência, pedi ao assessor do ministro da Justiça a resposta a algumas perguntas, que se destinariam a um jornal local, com o qual colaboro. O caso-Celeiro seria evidentemente obrigatório.

As respostas não vieram, com o argumento de que o ministro apenas falaria em Macau (o que não aconteceu, deu pelo menos uma entrevista - inócua - antes de partir). Disso avisei o director do Ponto Final, que - sintonizado - não perdeu a primeira oportunidade para suscitar a questão. Costa falou então. E a polémica nunca mais desapareceu.

Em vários blogues tem havido investigação sobre o caso e é essa investigação que leva o homem que demitiu Alberto Costa, José António Barreiros, a falar hoje - pela primeira vez - a O Independente. E é esse o pretexto para a primeira página do jornal.

O que é que concluo?
- Alberto Costa estará muito arrependido de ter ido a Macau (tantos sítios interessantes e sem histórias complicadas...); de qualquer forma, sem viagem ou entrevista (o Independente cita-a no artigo de hoje), talvez o caso viesse na mesma a público (ainda que Costa já tivesse sido ministro com Guterres e nada tivesse sido escrito)
- O caso está a ser usado para o combate político contra o ministro da Justiça; é muito fraco o pretexto noticioso para recuperar o caso agora...
- São os blogues (os citados e outros) que estão a liderar o processo (Barreiros reconhece-o na entrevista de hoje);
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.