Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

domingo, dezembro 18, 2005

Dois ou três minutos para acertar contas...

[algumas notas sobre os desenvolvimentos que o texto anterior gerou:

1) a não identificação de crianças em situação de fragilidade, sobretudo vítimas de abusos sexuais, é na verdade um acto de bom senso - num blogue ou em qualquer outro local; daí ter corrigido a situação de imediato, como forma de atenuar o erro;

2) Mas sendo assim - e é - por que é que todos os jornais - mesmo os de referência o fizeram? Amnésia colectiva? Distracção? Não acham?

3) a partir do momento em que este blogue, pelo menos, não se assume como jornalismo, não tenho - nem posso ter - as mesmas preocupações deontológicas que teria se estivesse a fazer jornalismo: aqui sou opinativo, por vezes radical, nem sempre tão ponderado como desejaria, mas o blogue é para isso mesmo: é para eu dizer o que me apetece (desculpem a formulação) sobre o jornalismo; quando não for assim, será outra coisa que não este blogue; e quando não for assim deixará de me dar gozo fazê-lo (porque escrever aqui tem de ser sobretudo um acto de prazer - os meus reflexos quando escrevo aqui não estão tão apurados nem o grau de concentração é o mesmo; é uma limitação minha?).

4) respeito muito o que diz, nos comentários, o A.Granado, mas eu faço um esforço para separar os meus compromissos profissionais dos meus interesses bloguistas (não é possível, mas até gostaria que fossem duas pessoas diferentes). Obviamente que o limite são aqueles assuntos que dizem respeito ao trabalho jornalístico na TSF ou a responsabilidades/compromissos que possa ter assumido. Mesmo assim, não sei se o eu-bloguista já não foi, em algumas situações, longe de mais, prejudicando o eu-jornalista. Enfim...

5) outra conclusão: a reacção violenta de uma jornalista inteligente como a MJOliveira (certamente metade da que terá tido no seu próprio jornal), e que apenas conheço de ler, e a maneira como enfatizou a palavra vigilante mostram - era preciso? - que o eu-bloguista está a criar o seu clube de fãs... Sempre soube que chegará a uma altura em que não será possível continuar, mas ainda não é desta. Sim, vou tentar manter alguma vigilância crítica e a auto-crítica.

6) finalmente, e o mais importante: houve falhas deontológicas com alguma gravidade na generalidade da comunicação social portuguesa; foi, para além das próprias redacções, (apenas) no Blogouve-se que a coisa se discutiu. Só por isso valeu a pena (de entre os vários comentários, agradeço, e sem qualquer sarcasmo, à MJO ter aqui vindo suscitar a questão)
]
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.